sexta-feira, 29 de maio de 2015

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

MATÉRIA SOBRE O FIM DO TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 Clique no link acima para ler a matéria do Jornal da Cidade On Line.
É polêmico? É! Cabe discussão? Sim e muuuuuita discussão!!!
 E a minha humilde opinião é esta: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NÃO QUALIFICA NINGUÉM PARA CUMPRIR CARREIRA, NEM CAPACITA O INDIVÍDUO PARA TAL. JUSTIFICATIVA SIMPLES: ESSA EXIGÊNCIA PSEUDO - QUALIFICADORA E ANTIGUADA, SERVE APENAS COMO MAIS UMA FERRAMENTA DE CONTROLE E DOMINAÇÃO INTELECTUAL, VISTO QUE O MESMO PRECISA "SER APRESENTADO DENTRO DOS PADRÕES E NORMAS E AINDA TEM QUE SER ORIENTADO POR UMA SEGUNDA PESSOA", CERCEANDO ASSIM A LIBERDADE DE PENSAMENTO, CRIAÇÃO, EXPRESSÃO...
ENFIM, NOS OBRIGANDO PELA MILÉSIMA VEZ A SUBMETER A INTELECTUALIDADE PRAGMÁTICA A UMA PRÁTICA BUROCRÁTICA! CONTRIBUINDO ASSIM PARA O DESENVOLVIMENTO DE MAIS UMA GERAÇÃO DE FORMANDOS MAIS PREOCUPADOS COM A "BURROCRACIA" DO QUE EM VIVER DE FORMA A CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA, MAIS LIVRE, MAIS CORAJOSA EM MOSTRAR A SUA CARA, INTELIGENCIA E CAPACIDADE, E NÃO FUGIR ÀS LUTAS, FAZENDO ASSIM O BOM USO DE SUAS CAPACIDADES.
EU POSSO ATÉ CONTINUAR ENGOLINDO A PRÁTICA PÉRFIDA DOS "TRABALHOS EM GRUPO", MAS ACEITAR QUE MEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE PROFISSIONAL E INTELECTUAL, MORAL E ÉTICA SEJA "TESTADO" E "APROVADO" POR UMA BANCA, É UMA GRANDE CEREJA NO BOLO DE HIPOCRISIAS DA FESTA DE ILUSÕES QUE É A EDUCAÇÃO NO BRASIL!
NO MAIS, VOU ALÍ, FINGIR QUE APRENDO SÓ NO BANCO DA FACULDADE, DIZER PRESENTE NA CHAMADA, PRA NÃO TIRAR A NOTA ERRADA NA HORA DO CONCEITO, AFINAL NÃO BASTA SER INTELIGENTE, TER UM Q.I. ACIMA DA MÉDIA, VOCÊ TEM QUE FINGIR QUE É BURRO PRA NÃO OFENDER A INTELIGENCIA DO PROFESSOR, TEM QUE FAZER PERGUNTAS DE QUESTÕES QUE VOCÊ JÁ SABE E APENAS RIR, QUANDO O PROFESSOR FINGE QUE A SUA RESPOSTA RESUMIU O QUE ELE LEVARIA DUAS HORAS PRA EXPLICAR!
SOBERBA? NÃO!
SOU APENAS CONSCIENTE DE QUE É PRECISO MUITO MAIS DO QUE AVALIADORES, PROFESSORES, PEDAGOGOS, DOUTORES, FACULDADES, INSTITUTOS E ETC. PARA DAR AO PAÍS UMA GERAÇÃO MAIS EDUCADA E CRÍTICA, UMA GERAÇÃO CAPACITADA PARA PENSAR POR SI MESMAS AO INVÉS DE APENAS LUTAR DESESPERADAMENTE PARA SE ENQUADRAREM EM EXIGÊNCIAS E NORMAS, UMA GERAÇÃO CAPAZ DE JUGAR JUSTAMENTE QUE REGRAS CUMPRIR E QUE REGRAS PRECISAM SER APERFEIÇOADAS E QUE REGRAS PRECISAM SE MUDADAS!
O BRASIL PRECISA DE MENOS PESSOAS BUROCRATIZADAS E MAIS PESSOAS REALMENTE CAPACITADAS A ESCREVER E FAZER O BRASIL DO FUTURO!
p.s.  É de extrema importância, que fique bem claro, que não tenho o objetivo de ofender a classe de profissionais da área de educação, minha opinião é para além de simples reclamações estudantis.  Objetivo, portanto, criticar as formas, normas e regras antiquadas do sistema educacional brasileiro, e opinar livremente em uma nação, onde dizer o que você pensa está se tornando quase “crime”!
Meu muito obrigada a todos os professores que já passaram por minha vida até hoje e por todos que ainda virão, sempre aprendo algo com cada ser humano que me relaciono, e um obrigada especial a Maria Lucélia, a professora mais libertária com quem já tive o prazer de aprender e viver.
Com muito carinho e respeito por todos os profissionais da educação,

Danny Ramos.

Ganha mais aquele que tem vontade de viver

Ninguém está bem, mas está melhor aquele que consegue admitir isso Ninguém está total e psicologicamente saudável, mas está melhor aquele qu...