quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Sobre a Esperança - 12 x 12 - Parte 3

 

Eu passei por um "verão" enorme e quase infindável na minha história matrimonial. (eu amo o inverno, então não tem cabimento usar o inverno como uma figura de linguagem que represente a dificuldade hahaha).

Eu esperei tanto por uma transformação no meu casamento, e essa transformação nunca chegava, nunca chegava, que eu acabei perdendo a esperança de ter um casamento feliz.

Não é muito admissível na vida cristã perfeitinha vendida pela religião em geral, que alguém que tenha a Cristo como Senhor e passe pela miséria emocional de perder as esperanças. Mas, a vida real está longe de ser perfeita. E sim, uma vida crendo no amor de Cristo não nos isenta de viver no mundo real, a promessa de perfeição é para a eternidade e não para a vida terrena.

Precisamos desconstruir essas teses antibíblicas, tudo bem que nos faltava uma pouco mais de leitura e interpretação no passado, mas agora isso é inaceitável, então, sigamos para o futuro.

No mundo real perdemos a esperança, e não é nada fácil lidar com essa realidade, então quanto mais rápido compreendermos isso, melhor.

Na versão mais comum da Bíblia, no livro de Provérbios capítulo 13, versículo 12 diz assim: "A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida. E na Nova Versão Internacional diz: "A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.

Na minha versão, eu digo: Quando passamos muito tempo esperando por algo, e isso não acontece, não se realiza, a esperança dá lugar a depressão, a tristeza profunda, ao desânimo, a ansiedade, a desesperança, e só o amor que é a árvore da vida pode nos fazer recuperar a esperança perdida.

Isso não significa que o que eu queria inicialmente se realizou, mas significa que o objeto do meu desejo, do meu anseio agora, está na paz que o amor de Cristo me dá, e isso é tão poderoso que tenho as forças renovadas para voltar e investir aquilo que eu já tinha dado como causa perdida.

De início eu queria ser completamente amada e satisfeita pelo meu marido, agora tudo o que eu quero e preciso é continuar sentindo esse amor que só Cristo pode me dar, porque só esse amor me completa e me faz cem por cento satisfeita.

É o amor que nos faz renascer esperançosos para circunstâncias antes desanimadoras.

A esperança renascida do amor nos faz ver as situações e as pessoas por outra perspectiva, com outras expectativas.

O amor me fez sonhar outra vez, e sentir esperança em possibilidades escondidas pela penumbra da tristeza da dor, e da depressão.

A esperança perdida só é recuperada pelo amor, porque o amor é maior que a esperança.

"Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém é o amor." 1 Coríntios 13.13

Danny Noronha

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Sobre a Fé - 12 x 12 - Parte 2


 Sabe aquele momento que você não consegue tirar algo da cabeça e você só pensa naquilo o tempo todo? Pois é, aconteceu comigo nesse processo de refletir e me preparar emocionalmente e espiritualmente para colocar meus projetos 2021 em prática.

Eu fiz uma reflexão em 1 Coríntios 13.13 e não consegui mais parar de pensar e refletir nessa passagem, tem tantos princípios maravilhosos e por mais que seja uma mensagem que eu já sou particularmente familiarizada. Eu não consegui parar de pensar em tudo...

Em qualquer situação da vida, em qualquer área da vida humana os princípios dessa passagem podem causar enormes transformações.


Vou começar dividindo com vocês ensinamentos maravilhosos sobre o princípio da fé.

Na maioria dos casos nossa experiência com a fé, está intimamente ligada com a religião que temos, mas poucos de nós foram ensinados sobre o que realmente é a fé.

No que consiste a fé, quais são as suas características? A fé é aquela emoção que sentimos quando passamos por uma experiência de elevação espiritual, uma manifestação espiritual, uma sensação extra sensorial, uma manifestação metafísica? 

Será que a fé é aquela força que nos leva a fazer coisas inexplicáveis, e grandiosas?!

Eu aprendi que você tem que ter fé, não importa o que aconteça, uma vez que você diz que crê em Deus, o senso comum diz que você não pode mais viver nenhuma crise, não pode mais ficar doente, não pode mais ter problemas de nenhuma espécie. Eu não sei você mas, eu aprendi que se você tem fé, não pode ter problemas. Sem dúvida esse foi um dos ensinamentos mais prejudiciais que eu recebi na vida. E foi uma surpresa descobrir que a fé está longe de ser tão limitada, e ao mesmo tempo está longe de ser o cerne do relacionamento do homem com Deus e uma vida saudável.

O capítulo inteiro traz para nós uma noção muito ampla e clara do que realmente é a fé, e quando eu entendi, minha vida mudou completamente. 

Foi muito importante para mim compreender que mesmo crendo em Deus, e mesmo sendo uma pessoa cheia de graça e positiva e alto astral, ainda assim pode acontecer de em algum momento eu perder a fé.

"Herege!" - gritam os religiosos, "Que mulher fraca!" - cochicham os fofoqueiros, "Olha aí, sabia que não era tão santa assim!" - pensam os inimigos (aqueles que ficam só esperando a sua queda).

"Basta!" - eu digo a mim mesma, "cansei", "preciso de um tempo", tempo para me recuperar, para reencontrar a minha fé, para descansar, para cuidar da minha alma, do meu coração, da minha mente. Quantos e quantos cristãos estão sofrendo terrivelmente, carregando um peso maior do que podem, vivendo situações opressoras,  passando por circunstâncias terríveis em nome da fé, vivem aprisionados na religião, nas regras, nos dogmas, nas doutrinas humanistas, e nem se dão conta de seus cárceres, e como se tudo isso fosse pouco, estão multiplicando prisioneiros e louvando os carcereiros em detrimento do Criador. 

A fé vai embora quando a gente não consegue usufruir da vida em família, porque nesse momento estamos perdendo uma reunião da igreja.

A fé vai embora quando a gente se culpado por ficar em casa cuidando de si mesmo, ou simplesmente deitado lendo um livro, tirando um tempo para si, ao invés de estar participando daquele evento da igreja.

A gente perde a fé quando a gente começa a fazer as coisas pelo medo de ir para o inferno.

A gente perde a fé, quando a gente deixa de fazer as coisas para Deus e começa a fazer para os homens.

A gente perde a fé, quando começamos a agir apenas pelas doutrinas, pelos dogmas e regras humanas.

A gente perde a fé quando estamos tão apressados para chegar no evento da igreja que no meio do caminho não vemos mais os necessitados., não temos mais tempo de trocar de rota para dar uma carona a quem precisa.

A gente perde a fé quando deixamos de olhar ao nosso redor e negamos ao próximo o amor, em forma de uma conversa, um diálogo, uma atenção.

A gente perde a fé quando começamos a achar que a nossa missão com Deus está cumprida por irmos a igreja domingo pela manhã.

A gente começa a perder a fé quando acha que enviar mensagens em massa é tudo o que podemos fazer para tocar o coração das pessoas.

A gente já perdeu a fé quando acha que está fazendo tudo certo, mas no fundo a gente sente que tem algo faltando. E o que falta, é o amor.

Fé é a certeza das coisas que não podemos ver, mas que se esperam, então se uma vez Deus prometeu e te disse que te ama, e que está com você, e sabendo que o amor de Deus é incondicional, se você compreende que Cristo morreu para te dar a vida eterna, então porque você está tomando atitudes para garantir aquilo que só Jesus pode garantir, aquilo que Ele garantiu com o sangue Dele na cruz?!

Perdemos a fé quando achamos que precisamos fazer alguma coisa para retribuir a Cristo pelo que Ele fez por nós, quando achamos que podemos pagar pelo que Ele fez por nós.

A gente já perdeu a fé quando achamos que o poder de convencer o coração do homem está em nossas mãos, em nossas manipulações, psicológicas, mentais e emocionais.

A gente já perdeu a fé quando acha que está no controle de tudo.

É bom não esquecer que a fé é um atributo maravilhoso, e com ela agradamos o coração de Deus, e que para essa fé se tornar realmente eficaz é preciso que nossas ações acompanhem nosso sentimento.

A fé, é no final das contas, o EQUILÍBRIO perfeito, entre o que fazemos e o que sentimos, por quem fazemos e porque sentimos.

A fé é a força que nos faz viver a graça de Deus e compartilhar o seu amor em SOBRIEDADE.

A fé é viver CONSCIENTE de que nossas AÇÕES precisam ser COERENTES com o coração de Deus e Seus princípios.

A fé em Deus e a CONVICÇÃO do Seu Amor por nós, nos leva a uma vida de PROPÓSITO!

Que a fé esteja com vocês! (isso pareceu Star Wars, mas é isso aí hahahaha)

Danny Noronha




domingo, 3 de janeiro de 2021

Sobre o Medo e a Honestidade - 12 x 12

"TEM HORA QUE DÁ MEDO" 

Isso é sobre o medo e a honestidade.

Três coisas que precisamos saber sobre o medo: - Ele não é de todo ruim, afinal ele nos alerta do perigo. - O medo que você não enfrenta, gera impotência - O contrário do medo não é a coragem, é a honestidade.
Três atitudes que vencem o medo: - Admitir e encarar os nossos "medos de estimação" - Ser honesto consigo mesmo sobre ter medos. - Enfrentar, fazer exatamente aquilo que o medo nos impedia de fazer, TOMAR UMA ATITUDE!
O tripé que nos sustenta contra o medo paralisante é: - poder - amor - equilíbrio
2 Timóteo 1.7 "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio."
Danny Noronha

Sendo feliz com quase nada

Eu conheço muitas dores, em muitos tons e cores Algumas dores nos fazem parar por um instante Colorem nosso azul em vermelho sangue Outras n...